Entrevista: Chico Rodrigues

Esta semana tive o prazer de entrevistar o músico, cantor e compositor Chico Rodrigues. 
Para quem não sabe, Chico foi vocalista da banda Calvin (na minha humilde opinião, uma das melhores bandas de rock alternativo de Santa Catarina), que infelizmente encerrou seus trabalhos em 2012.
Posso dizer que fiquei MEGA FELIZ quando recebi uma resposta positiva e bem humorada ao convite que fiz (porque antes de tudo ainda sou fã da Calvin) e também pelas respostas tão cheias de verdade e sentimentos (sim, SENTIMENTOS) de Chico Rodrigues.


Chico Rodrigues

Confiram a entrevista:

Cena Underground BR-   Em Dezembro de 2012, a Calvin anunciou os shows que marcariam o encerramento das atividades da banda. Quais os motivos que levaram a banda a tomar esta decisão?

    Chico Rodrigues- Quando acabamos as gravações do “O albatroz”, eu já sentia uma sensação de ter completado um trabalho que havia começado com o primeiro EP. Eu não sabia muito bem o que gostaria de fazer em um próximo trabalho, embora continuasse compondo algumas músicas. Então, quando meu irmão (que tocava teclado na banda na época) anunciou que não conseguiria mais acompanhar a banda no ano seguinte, conversei com o Denis e o Duka (baixista da época) e achamos melhor encerrar as coisas do jeito que estavam. Também conta o fato de que eu era literalmente louco pela banda, o que em determinada altura já não me fazia bem. Eu nunca aprendi a não pensar na Calvin o tempo todo. Em certo ponto, em meio a cada vez menos festivais autorais e com toda uma cena dominada pelas bandas tributo e covers, percebi que fazia tempo demais que eu perdia o sono com coisas que eu nunca poderia mudar, e que precisaria me forçar a desapegar disso. 

         Cena Underground BR-   Quais são as maiores lições que ficaram destes anos de Calvin?

 Chico Rodrigues- Aprendi que compensa ser leal à sua criação. Atravessamos a fase em que a cena underground brasileira mais lotou lugares e mais atraiu a grande mídia. Todas as bandas estavam recebendo mais atenção, e a tendência quando se conquista isso é fazer de tudo pra conseguir mais sucesso. Quando a Nx Zero e Fresno assinaram com uma gravadora, foi uma loucura, a grande maioria das bandas passou a se  vestir, tocar, e escrever sobre as coisas que achavam que conquistaria o grande público ou chamaria a atenção do Rick Bonadio. Das centenas de bandas que tentaram seguir uma fórmula do sucesso, talvez cinco ou seis ainda colham algum fruto disso hoje em dia, e creio que todas as outras provavelmente não se orgulham do que produziram nessa época. A Calvin atravessou isso com um senso de integridade musical intacto, sempre tomamos as decisões  que pareciam certas para com nossas músicas. Comecei a banda aos 14 anos e encerrei aos 28, e não existe sequer uma linha composta - seja ela  boa ou ruim - que me envergonhe hoje em dia. Um dia, poderei mostrar qualquer uma dessas músicas para alguém de quem eu goste e dizer: esse era eu tocando com meus grandes amigos, e essa letra fala exatamente de como eu me sentia.

Cena Underground BR- O site TramaVirtual (que saiu do ar no ano passado) se tornou uma grande comunidade de bandas independentes, que inovou o cenário e ajudou a dar visibilidade a muita gente. Qual a importância deste site e dos blogs para o trabalho de divulgação da Calvin?

Chico Rodrigues- Esses veículos deram às bandas as condições necessárias para levantar o dedo médio pra todo mundo e fazer as coisas do seu jeito. De repente, você não precisava mais de rádio e nem do disco emprestado de um amigo pra conhecer um som. A internet possibilitou o que antes era impensável. Lembro que após gravarmos nosso primeiro EP, fizemos shows em Minas Gerais e em São Paulo sem nunca ter tocado em Blumenau, que era nossa cidade vizinha.

Cena Underground BR-  Em algum momento você pensou em desistir da música?

Chico Rodrigues- Difícil responder essa pergunta, porque eu nunca tentei viver disso. Sou filho de um músico muito mais talentoso que eu, e sempre fui alertado da ingratidão do meio artístico. Meu foco sempre foi compôr e fazer shows sem esperar nada em troca a não ser respeito, a adrenalina de subir num palco com uma banda de rock, e o barato de ouvir alguém dizendo que curtiu o seu som. Então, nunca estive em posição de desistir da música, minha relação com ela já nasceu meio platônica e incondicional.

     Cena Underground BR-  Em sua opinião, a cena underground mudou muito em relação à época em que a Calvin começou? Quais foram essas mudanças?

Chico Rodrigues-  Sim. Tudo mudou no dia em que o Fantástico avisou o Brasil que existiam pessoas com franjas que choravam nos shows e se entitulavam “emos”. Antes, uma banda que falasse de amor abria o show do Dead Fish, do Garotos Podres. O público underground era um só, unido e poderoso. Depois daquilo, neguinho tinha medo de ir em show de hardcore, pra não ser chamado de viado. O público do underground foi dividido em inúmeras facções, e os idiotas que não queriam ser associados a um rock que falasse de sentimentos foram ajudar a lotar casas onde as bandas cantavam sobre “a fada querida, dona da minha vida”, o “meteoro da paixão”, e outros exemplos de “música pra macho”. Depois disso, a cena underground nunca mais foi a mesma. Em alguns estados, como SC, ela se extinguiu quase que completamente. O mais preocupante é que, por falta de bandas independentes na ativa para servir de modelo, essa molecada que está começando a montar bandas talvez passe a vida inteira adorando um pôster na parede ao invés de fazer suas próprias músicas.

Banda Calvin

           Cena Underground BR- Atualmente você toca na banda Gulliver. Conte-nos como surgiu esse projeto.

Chico Rodrigues- Uns seis meses após o fim da Calvin, o Billy (nosso primeiro baixista e que tocou com a banda até 2011) chamou o Kaiser (ex-tecladista) e o Denis pra tocar alguns covers de indie e rock alternativo com ele. Com o miolo já formado, me procuraram e pediram se eu gostaria de cantar e tocar guitarra na banda. Como somos amigos há anos, eu sabia que eles nunca me pediriam pra tocar uma música sequer da qual eu não gostasse. Então respondi que não queria tirar músicas na guitarra, mas que cantaria numa boa, já que adoro essas bandas e já sabia a maioria das músicas de cabeça. E foi isso, passamos a nos reunir pra tocar e tomar umas cervejas. Tocar com a Gulliver é um passatempo entre amigos, meu passatempo preferido.

           Cena Underground BR- Quem conheceu suas composições na Calvin sabe que você é um compositor de “mão cheia”. Então existe a possibilidade, de futuramente, a Gulliver lançar um trabalho autoral?

Chico Rodrigues- Obrigado, fico feliz que ache isso. Mas então, compor com a Gulliver está fora de questão. A banda toda é de ex-membros da Calvin, seria simplesmente estranho voltar a fazer isso com outro nome. Além do fato que sempre achei muito  desconfortável tocar uma música autoral no meio de um repertório de covers, é sempre aquela condescendência, aquelas cabeças acenando forçadamente em aprovação, mas no fundo ninguém se importa. Mas atualmente componho para um projeto 100% autoral, chamado Havana Hookers. É um power trio de hardcore melódico em inglês e nos moldes californianos, em que toco guitarra e divido os vocais com o Tiago da Display, que também assumiu o baixo, e o Denis, que continua sendo o baterista de todas as bandas em que toquei na vida. Eu e o Tiago escrevemos 10 músicas em parceria, e metade já se aproxima de sua versão final, trabalhada com a banda toda. Esperamos gravar o disco de estréia ainda esse ano, estamos extremamente felizes com o resultado até agora e de olho no futuro.

          Cena Underground BR- Quais as dicas que você daria para quem está começando agora na música?
.
Chico Rodrigues- Não confie em nenhum idiota que disser que por não sei quantos reais irá “gravar, fazer o clipe, produzir e agenciar” a banda de vocês, ele provavelmente vai sumir com a grana ou entregar um trabalho porco e atrasado. Espero que vocês adorem coxinha e comida de posto, porque vocês vão comer muito disso. E sofás são tão confortáveis quanto uma cama se você estiver bêbado o bastante.

    Cena Underground BR-  Deixe um recado para a equipe e para os leitores do Cena Underground BR.


Chico Rodrigues- Agradeço à equipe do blog por ter me procurado, fico feliz em saber que lembram da Calvin. Gurizada, não deem bola pra uma palavra do que eu disse, eu sou velho, e velho nunca sabe de porra nenhuma.


Para quem ainda não conhece as músicas da Calvin ou quer matar a saudade, é só clicar no link abaixo, ouvir e baixar à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário